segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora é Outro


Direção: José Padilha
Elenco: Wagner Moura, Seu Jorge, Tainá Müller, André Ramiro, Maria Ribeiro, Milhen Cortaz, Rod Carvalho, Pedro Van-Held.

         Tropa de Elite 2 traz continuação da história do cara mais escroto do cinema brasileiro: capitão Nascimento. Mais de 10 anos após o final do primeiro filme, Nascimento agora é comandante do BOPE, pra desgraça dos traficantes do Rio de Janeiro.
         O roteiro cava mais fundo no famoso "sistema". Com o tráfico fora de cena, a polícia corrupta perde o arrego, e assim surgem as milícias. Esse é o novo inimigo. É tanto interesse, corrupção, compra daqui, mata dali, que é fácil se perder na trama. O elenco é praticamente o mesmo do primeiro filme, com algumas novas caras. Destaque para Seu Jorge como "Beirada", líder de uma rebelião em Bangu 1.
         Em meio a toda essa confusão, o Cap. Nascimento ainda tem que lidar com dois novos personagens: Rafael, seu filho, agora adolescente e aborrecente; e Fraga, deputado e defensor dos direitos humanos, casou com a agora ex-mulher do capitão. Entre os atores do primeiro filme temos o capitão Fábio e Major Rocha, que ficam por conta dos novos bordões, do naipe de "...essa pica agora é do aspira...". André Matias agora é capitão do BOPE, e tão escroto quanto seu professor.
         É complicado falar da continuação de um filme tão bom. Tropa de Elite foi um sucesso, e é difícil viver nessa sombra. A expectativa é muito grande. Não que Tropa de Elite 2 não dê conta do recado, pelo contrário, o filme é muito bom. Mas não surpreende e conquista como o primeiro.

Nota: 9.0

3 comentários:

Gustavo Darwich disse...

Tenho que ver Tropa 2!

Anônimo disse...

Cinema brasileiro campeão de bilheteria.
Bom sinal!
Bj

Anônimo disse...

Excelente roteiro, excelente fotografia, excelente trilha sonora.
Super impactante, adorei. Nota 10 e viva o Cinema Brasileiro!!!!